O ex-prefeito de Camaçari e pré-candidato a deputado estadual Elinaldo Araújo (União Brasil) participa nesta semana, em Brasília, da Marcha dos Prefeitos, que conta este ano com mais de 12 mil inscritos. Organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o evento será aberto oficialmente nesta terça-feira (20) e segue até a próxima quinta-feira (22).
Elinaldo defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 66/2024, que tramita na Câmara dos Deputados e já foi aprovada no Senado. A proposta trata do parcelamento das dívidas dos municípios com os regimes próprios e com o regime geral da Previdência, estabelece limites para o pagamento de precatórios e ajusta a desvinculação parcial das receitas das prefeituras, dentre outros pontos.
“A PEC 66 é fundamental para socorrer os prefeitos, que têm enfrentado diversas dificuldades para honrar seus compromissos previdenciários. Quem foi ou é prefeito sabe bem as dificuldades. A proposta, se aprovada, vai garantir um fôlego financeiro para as prefeituras, de forma que elas consigam honrar seus compromissos e fazer investimentos nas áreas essenciais, como saúde e educação”, afirmou.
Elinaldo destacou, ainda, que a Marcha é um espaço para luta pelos municípios e para aquisição de conhecimento. “É um momento de dialogar, conversar, cada um apresentando suas dificuldades, e discutir quais são os caminhos de vencer cada obstáculo. Na questão política é muito importante, porque a Bahia é muito grande. E aqui concentra centenas de prefeitos. É o momento de estarmos juntos e conversarmos sobre a Bahia e qual o melhor caminho para fortalecer nosso Estado e os municípios”, disse.