Informação com credibilidade

Largano o doce 13/08/2021- Eleições 2022, Neto e o Bolsonarismo, Roberta Caires, Leo Prates e muito mais

Pesquisa

Mais um levantamento foi divulgado essa semana sobre a sucessão estadual na Bahia. De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, navega em céu de brigadeiro quando sozinho. Ao ser ligado ao presidenciável Ciro Gomes (PDT), Neto tem uma substancial queda junto ao eleitorado. O contrário acontece com o senador Jaques Wagner, que quando associado ao ex-presidente Lula, empata tecnicamente com o candidato democrata. Joao Roma (Republicanos) também apresenta um considerável crescimento quando ligado ao bolsonarismo. Embora ACM Neto negue, a influência da polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e Lula é cada vez mas evidente na disputa local. A aguardar.

João Roma

O senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado João Roma durante reunião da comissão mista que analisa a Medida Provisória 870/19.

Diferentemente de Neto, o ministro da Cidadania João Roma, que é apontado como nome de Bolsonaro ao governo da Bahia, aposta que a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá impacto na Bahia. Ex-chefe de gabinete do democrata na Prefeitura de Salvador, Roma chegou a dizer  que o ex-aliado político vai ficar no “limbo” na eleição de 2022.

Neto

Ainda sobre o ex-prefeito…No último domingo, em sua coluna na revista Veja, o jornalista José Casado afirmou que o presidente nacional do Democratas havia firmado um acordo com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), com vistas às eleições do ano que vem. A notícia foi veementemente negada por Neto, que classificou a afirmação como “lamentável”. Na última quarta-feira, dia da votação da PEC do voto impresso, o democrata afirmou que os deputados da sua bancada votariam contra o projeto encampado pelo presidente. No entanto, não foi o que se viu na prática, quando, inclusive, parlamentares do DEM da Bahia votaram alinhados com o presidente colocando o ex-prefeito em saia justa. A observar  o desenrolar dos fatos.

Prates

Por conta da queda dos números relativos à Covid19 em Salvador, o secretário de Saúde Léo Prates (PDT), começou a buscar apoios para sua eleição a deputado federal. Internamente, ele já disputa com o correligionário e presidente estadual do partido, o deputado Felix Mendonça Jr. É dada como certa a saída do partido do Pastor Alex, eleito juntamente com Felix em 2018. Léo aposta na sua gestão frente à saúde de Salvador, na candidatura de Neto e também no protagonismo do presidenciável Ciro Gomes. No cenário atual o que ele pode contar como certo é a sua gestão na saúde, ademais… É válido lembrar que Prates é deputado estadual licenciado.

Allan Jones e o mexerico

A decisão do ex-vereador Allan Jones, que após colocar o bloco na rua, acabou recuando em sua pré-candidatura a deputado federal ainda vem dando o que falar em Juazeiro. Jones, que é visto como político habilidoso, abriu mão do seu projeto em prol da pré-candidatura do filho a prefeita Suzana Ramos, e seu primo, Jordávio Filho. Em contrapartida, “o doutor” foi nomeado como Assessor Especial de Gestão da Prefeitura de Juazeiro. Foi o bastante para turma do mexerico começar a especular: visto como “homem de grandes ambições”, Jones não se contentaria “com tão pouco” e algo maior pode estar por vir. É o que dizem!! Ê povo que fala!!!!!!!

Roberta Caires

Aliada de primeira linha de ACM Neto, a quem deve, inclusive, a sua eleição, a vereadora Roberta Caires (Patriota) viu por terra, ao menos momentaneamente, os seus planos de se lançar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Caminhando junto ao ex-prefeito Bahia à fora, no intuito de viabilizar-se, Caires não tem sido vista com a costumeira frequência nas agendas do pré-candidato ao governo da Bahia. O suposto recuo teria sido motivado pela notória proximidade da direação estadual do Patriota com Jaques Wagner, apontado como candidato governista em 2022. Lembrando que em 2018, a sigla apoiou a candidatura do atual governador Rui Costa.

Beto do Conselho

 Figura simpática e líder comunitário de grande prestígio na região da Pituba, Beto do Conselho tem sido apontado por moradores como nome ideal para assumir a prefeitura bairro Barra-Pituba, atualmente comandada por Zilton Kruger Netto. Um abaixo assinado com milhares assinaturas foi entregue ao prefeito Bruno Reis cobrando a nomeação de Beto para o cargo. Apadrinhado pelo secretário de Saúde Leo Prates e pela vereadora Roberta Caires, Zilton tem sido alvo de críticas em diversas regiões de abrangência da sua subprefeitura. “Dá em Beto, que Beto resolve”, dizem seus apoiadores.

Irmã Nice

Com 2.975 votos obtidos na eleição do ano passado, Irmã Nice passou a ser a primeira suplente no PL a uma vaga na Câmara de Vereadores de Salvador, após o lamentável episódio do falecimento do vereador Irmão Lázaro, vitimado pelo Covid-19. Com a possiblidade da candidatura do vereador Isnard para deputado, com grandes chances de ser eleito, Nice vislumbra a real possibilidade de sentar na cadeira. Caso se concretize esta possibilidade, ela conseguirá diminuir a disparidade entre a quantidade de homens e mulheres existente no legislativo soteropolitano. Ela que é evangélica, empresária e líder do projeto social Ampliando a Visão, aguarda seu momento.