Informação com credibilidade

Largano o doce 21/01/2022- Pedra cantada, Aleluia, Paulo Camara, Bacelar, Netinho, Bellintani, Juazeiro e a queda de Kojack

Olá turma! O tabuleiro político de soteropolis segue a todo vapor! E nós por aqui só filmando… Tudo nosso, nada deles! Vacilou, dançou. Na espinha mole e “largano o doce”!

Pedra cantadaI

Da série: pedra cantada. Lá atrás essa coluna afirmou que muitos ainda iriam se surpreender com Cris Correia, na época assessora de João Gualberto e pré -candidata a vereadora. Hoje, vereadora eleita, inteligente e competente, Cris já é dada como pré -candidata a deputada estadual pelo PSDB.  Na foto, o presidente estadual, por trás da máscara, é só sorriso! Afinal uma mulher candidata e com voto, não é para qualquer um… Cris deverá dobrar com Adolfo para federal! Em tempo, a edil levou Tia Jove, sua suplente, para ler o BABÁ prévio no caso da sua eleição à ALBA .

Pedra cantada II
Há tempos aqui falamos sobre o “namoro” entre o vereador Suíca (PT) e o na época, vice-prefeito, Bruno Reis. Ao que parece, hoje, prefeito eleito da capital, Bruno continua gozando de grande prestigio com o petista. Esses dias, Suíca afirmou que não se pode culpar a prefeitura de Salvador pelos problemas causados pela pandemia do coronavírus. “Ele está fazendo um esforço muito grande”. Até aí, tudo bem. O que se fala na boca pequena é que o moço não tem a mesma parcimônia com quadros do seu grupo. Com Bruno uma Tchutchuka, com os correligionários um Tigrão. Abafa o caso.

Sebo nas canelas

Alexandre Aleluia vinha cozinhando em “banho maria” a possibilidade de ser candidato a federal no pleito deste ano. Desde o final do ano passado,  o edil soteropolitano colocou sebo nas canelas, como se diz no popular. Aleluia vem rodando os quatro cantos do estado. Extremo-Sul, Oeste, Sudoeste, Recôncavo, Norte… Aliás, pelo que dizem, nesta última região tem feito piseiro…. Agora, colado com Bolsonaro, suas apostas são mais altas. Tem visitado lideranças e a maioria  dos CACs das regiões.

De A à Z
A política Baiana sabe que Paulo Camara é um político trabalhador. Foi vereador, presidente da Câmara de Salvador e está deputado às custas de muito trabalho. O cabra não para. Para este ano, o tucano vem ampliando suas bases em todo o estado. Aqui por Salvador não é diferente. Trouxe para seu time o ex-vereador Demétrio, Binho de Ganso e está no namoro com o também ex-vereador Alex Mine, além  do vereador eleito Téo Sena. Parece que Camara quer montar o time do Cabula. Na boca miúda estão dizendo que ele pretende fechar a equipe de A à Z e sair com votação expressiva no bairro. Acontecendo, certeza de que os moradores da região não estarão órfãos de deputado.

Egípicia
Em meio aos rumores sobre uma possível saída da base governista, O deputado federal Bacelar (Podemos) passou batido na terça-feira (19), dia do aniversário do governador Rui Costa (PT). Enquanto alguns utilizaram suas redes sociais para parabenizar e rasgar elogios ao “Correria”, Bacelar simplesmente preferiu fazer a egípcia. No entanto, seu silêncio ensurdecedor não passou despercebido. Ao que dizem é um claro sinal que de fato o presidente estadual do Podemos podem sim virar a casaca e caminhar com ACM Neto. A conferir.

Netinho
Ao que parece o cantor Netinho vai mesmo mergulhar na política. Bolsonarista de quatro costados, o baiano de 55 anos, sucesso nos anos 90, vai se lançar a deputado federal. “Serei um soldado de Jair Bolsonaro na Câmara e defenderei o povo baiano seguindo os valores de Deus, Pátria, Família e Liberdade”, anunciou o moço que deve filiar-se ao PL.

Menino Nilo
E o ex-eterno presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo? Rompe com base governista e segue em outro rumo ou todo esse qüiproquó não passa de jogo de cena, ou em bom baianês ” doce”? O descontentamento de NIlo dentro da base é público e notório. No entanto, é de conhecimento de todos que Nilo é um dos campeões de indicações  na atual gestão estadual. Onde ele acomodaria essa gente? Irá ele aventurar-se? Em caso de vitória de Neto, tudo lindo. Já no caso de derrota, pode colocá-lo em maus lençóis, comprometendo inclusive a sua reeleição. Que comecem os jogos!

Juazeiro
Sob as bênçãos do seu “padrinho” político, o médico e ex-vereador Allan Jones, Berg da Carnaíba foi reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro. Em tempo: a reeleição de Carnaíba é de fato uma sobre vida à figura política de Jones. Com mais este gol de placa o ex-edil mostrou sua liderança junto aos demais vereadores que votaram e reelegeram Berg, mostrando capital político. Teremos uma eleição agora em 2022 e a pergunta que não sai da boca dos juazeirenses é a seguinte: Dr. Allan é candidato? Vai apoiar Jordavio? E para deputado federal caminhará mesmo com Adolfo? Ou será Léo Prates, como roda na rádio peão. Abre o olho doutor, seja mais uma vez inteligente e mexa a pedra certa do tabuleiro. Frieza não lhe falta, inclusive é inerente à uma das suas profissões, médico e legista.

O Leão da Bahia
O deputado Abílio Santana, conhecido como o “Leão da Bahia”, religioso evangélico, vem trabalhando na surdina, como se diz no popular. Outrora dado “nas cinzas da política”, agora com o desembarque do presidente Bolsonaro no seu partido, está rugindo aos quatro cantos do estado. Aliado de primeira hora do presidente, Abílio aposta todas suas fichas na força do eleitorado evangélico. O Leão da Bahia deverá se reeleger e figurar entre a bancada baiana na câmara federal em 2023. Ninguém segura o homem!

Bellintani
Antes cotado politicamente pelos dois “lados da força”, o presidente do Bahia Guilherme Bellintani viu suas ambições eleitorais literalmente broxarem. O rebaixamento do Tricolor para a segunda divisão fez o mandatário cair em desgraça com a torcida e ver reduzidas a pó uma pretensa candidatura ou a chance de figurar como vice em uma das chapas majoritárias.  Nada como um dia após o outro…

Quebrou a guia
Não poderíamos deixar de falar dele, nosso velho conhecido, o inescrupuloso e sorrateiro,  Kojack. O que dizem por aí é que ele anda meio arredio, sumido da high society baiana. Também pudera, vira e mexe suas peripécias aparecem e como astuto que é, sai de cena. É golpe aqui e acolá, sempre “quebrando a guia” de fornecedores e clientes. Um passarinho me contou que no final do ano ele aprontou pelas bandas do Sul, o fato resultou na quebra da sua cesta dos ovos de ouro….Perdeu, Kojack! Diz a gíria da malandragem. Trocadilhos a parte……Tudo certo na Bahia!