Informação com credibilidade

Largano o doce 23/07/2021- A nova cacique da Cultura, o moço de Juazeiro, o Rei Leão e a ciumeira em torno de Aleluia

Despotismo na Cultura

“Rainha da Inglaterra. Reina, mas não governa”. Assim disse um funcionário da Cultura estadual sobre a atual gestora da pasta, Arany Santana. De acordo com a fonte, o “desmando” tornou a Secult uma verdadeira “guerra de facções”, onde diretores não se falam. Em meio ao caos, a chefe de gabinete de Arany, Cristiane Taquari, assumiu o papel de cacique da tribo. Muitas são as queixas sobre “a difícil e autoritária” personalidade da moça. “Arruma briga com  todo mundo. Por aqui ninguém aguenta mais”, disse ao “Largano o Doce” uma outra fonte. Há quem diga, inclusive, que o quiproquó já chegou aos ouvidos do governador. E Arany? Ninguém sabe, ninguém viu!

Juazeiro

Quem anda rindo à toa é o pré-candidato a deputado estadual, Jordávio Filho. Filho da prefeita Suzana Ramos, Jordávio venceu a corrida com o primo Allan Jones e se colocou de fato (e de direito) como nome para composição de chapa com o deputado Adolfo Viana. O moço anda com todo gás mostrando motivação para a empreitada eleitoral. Em suas redes sociais somam-se os cliques com lideranças locais e estaduais. As articulações andam a todo vapor e seu nome anda bem situado na bolsa de apostas. A conferir.

Pesquisa I

A ultima pesquisa sobre as eleição para o governo do estado, divulgada no inicio desta semana, e que  mostra ACM Neto à frente do senador Jaques Wagner “sacudiu” o mitiê político baiano. O que não faltou foi pré-candidato a deputado da base do ex-prefeito soltando foguetes pelo resultado da consulta. Não podemos esquecer que muitos desses pré-candidatos viram seus sonhos naufragarem após a desistência de Neto em candidatar-se em 2018. No entanto, esse ano, muitos apostam que a coisa é de fato pra valer. “Dessa vez, não tem como voltar atrás. É Neto na cabeça”, disseram por aí. A empolgação salta aos olhos.  

Pesquisa II

Do lado “vermelho da força”, como não poderia ser diferente, os resultados apresentados na consulta foram veementemente minimizados. “Obviamente, não tem necessidade de pesquisar os 417 municípios baianos para ver a tendência do voto na Bahia em 2022, mas fico curiosa pra saber quais as 79 cidades escolhidas para esse levantamento da Real Time Big Data. Alguém tem essa lista?”, questionou uma fonte.

Rei Leão

Será que a nomeação do senador Ciro Nogueira (PP) e a auto declaração do presidente Bolsonaro de que é Centrão  vai aguçar o extinto predador do vice governador , João Leao (PP), atual presidente do partido na Bahia e até então aliado do governador? Nos bastidores fala-se que quem é “Rei” por natureza, e o nome o ratifica, nunca fica acomodado com a alcunha de ser vice, quer ser “Rei” ou melhor governador!!!! Fogo no parquinho…

Patriota

Com a judicialização nacional do Patriota e tantas incertezas, a declaração do presidente de que é Centrão acende o alerta do desembarque do presidente no PP e deixa os diversos atores políticos do partido no Brasil em polvorosa. Aqui na Bahia não é diferente. Imaginemos o PP Estadual que hoje está carregado de deputados federal e estadual com mandatos, recebendo outros tantos quadros bolsonaristas para a disputa de 2022. Será uma salve-se quem puder! Já se ouve alguns refutando a possibilidade de acompanhar Bolsonaro nesta empreitada, caso isto saia do campo da especulação e vire realidade. Dizem que estará com o presidente na luta da reeleição, mas irá procurar um partido que viabilize uma eleição mais fácil. Aquela máxima de farinha pouca, meu pirão primeiro.

Bem na fita

Ainda sobre o Patriota. Quem se deu bem com furacão que acometeu o partido na Bahia foi o vereador Átila do Congo. Se por um lado a saída de Adilson Barroso e a entrada de Ovasco Rezende na direção nacional devolveu à Alexandre Marques a presidência da legenda na Bahia, a nível municipal, o vereador/sindicalista não perdeu tempo, articulou-se com Marques e assumiu o comando do diretório da sigla em Salvador. Jean Sacramento, por sua vez, ficou a ver navios.

Bem na fita II

Quando falamos em “bem na fita” não podemos esquecer do Ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos). Com bom e até surpreendente desempenho na última pesquisa eleitoral para o governo do estado, o “nome de Bolsonaro” na Bahia está representando o governo federal nas Olímpiadas de Tóquio. Em fotos postadas em sua rede social, Roma não esconde o sorrido de quem de fato “está de bem com a vida”.

Aleluia

O vereador Alexandre Aleluia (DEM) vem causando alvoroço na política Baiana. O moço que é da base do prefeito Bruno Reis, tem mostrado postura independente e é de fato o grande protagonista do bolsonarismo no estado. Nos últimos dias foram noticiadas diversas indicações do edil junto ao governo federal. Suas indicações no TRE, TRT e em especial, de André Porciúncula na Secretaria Nacional de Incentivo à Cultura, vem despertando ciumeira, inclusive dentro da própria base do edil. Nada como ser amigo do filho do presidente e ter o sobrenome do pai, assim como o deputado federal Eduardo Bolsonaro.  Em tempo: engana-se que o Aleluia pai está fora da política. Em Brasília, ele é figurinha carimbada e goza de relação estreita com Bolsonaro. Tal pai tal filho, os cabras estão demostrando força na articulação em solo candango.