Informação com credibilidade

“Largano o doce”: a política baiana sem papas na língua e em bom baianês – 16/04/2021

Após uma breve parada estamos de volta. E com a língua coçando… Tudo nosso, nada deles! Vacilou, dançou. Na espinha mole e “largano o doce”!

Roberta x Roberta

E a contenda entre o ex-prefeito ACM Neto e o ex-menudo e agora ministro, João Roma, vem fazendo dando o que falar. Depois da esposa do ministro, a administradora de empresas Roberta Roma, se dizer decepcionada com Neto a sua xará, a vereadora Roberta Caires resolveu tomar as dores do seu padrinho político. Caires desceu do salto e literalmente soltou os cachorros se referindo à Roma como “um ilustre desconhecido de Pernambuco com zero voto”. Aff.

Upgrade

Luiz Galvão, ex-superintendente das prefeituras bairros de Salvador (com status de secretário), demitido após o imbróglio entre ACM Neto x Roma, agora é o homem número 2 no Ministério da Cidadania. Na ausência do ministro é ele quem manda. Sua felicidade é estampada em suas postagens no Instagram, onde ele se mostra circulando saltitante pela capital federal. Que upgrade !!!!

Anão

Tem vereador de Salvador que carrega no sobrenome um fardo grande…O jovem edil é herdeiro político do ex-deputado federal João Alves, aquele do escândalo dos “ Anões do orçamento “. O vereador acertou na “loteria” com a sua merecida eleição, trabalhou certinho!!!!! Mas como perguntar não ofende: é menino do vovô é?

Kojak

KD Kojak? Continua hibernado, mas nós aqui da coluna não o esquecemos, inclusive com a chegada do outono e posteriormente o inverno, estamos assando uma batata-quente para presenteá-lo!!!!! Por enquanto vá de vinhos.

Imperadores

Tem vereadores, marinheiros de primeira viagem, que mal chegaram ao legislativo municipal e já estão se achando o último biscoito do pacote. Andam pelas comunidades ontem possuem capital político como se fosse um imperador. Quem vê pensa até que é o prefeito. E há de quem atravessar o seu caminho… Apadrinhado por um deputado federal do PP, o moço do Congo anda pela região do subúrbio como se tivesse o rei na barriga. Nem de longe lembra os tempos de sindicalista… Já um outro que carrega no sobrenome o nome de uma famosa marca de leite e que para se fazer de pai de uma obra da gestão municipal, atacou uma vereadora do mesmo grupo político que ele.  Devagar, inho.  Você um homem de Deus, servo do senhor. Vamos calçar a sandália da humildade!!!

Lula I

O efeito “Lula livre “, e agora elegível, continua mexendo no tabuleiro político nacional. Na Bahia não é diferente. Se por um lado os petistas andam de sorriso aberto apostando nas expressivas votações do ex-presidente no estado para pavimentar a volta do senador Jaques Wagner ao Palácio de Ondina,  por um outro o ex-prefeito ACM Neto anda afirmando que “Lula não vai ganhar a eleição e nem que ele terá força para decidir a eleição na Bahia”. As cartas estão na mesa!

Sucessão estadual

Ainda falando sobre 2022, além do “fator Lula” outro trunfo do grupo político do governador Rui Costa é o capital político do senador Otto Alencar e do vice-governador João Leão, ambos apontados como fieis da balança nos últimos quatro pleitos estaduais.  Por sua vez, o grupo da oposição aposta numa reconciliação entre Neto e o ministro João Roma para viabilizar a eleição do ex-prefeito. Os recursos oriundos de Brasília viriam com força nessa eventual dobradinha. É aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Juazeiro

No tabuleiro político das bandas do Vale do São Francisco parece haver mais cacique do que índio. O que não falta é gente querendo se viabilizar na disputa pelo legislativo estadual e federal. Alguns nomes já pipocam pelos corredores políticos da cidade: Adolfo Viana (deputado federal), Jordavio (filho da prefeita Suzana Ramos) Allan Jones (sobrinho da prefeita) Roberto Carlos (não é o cantor) Joseph Bandeira (pai do atual vice-prefeito) Zó (atual deputado do PC do B) e Isaac Carvalho ( ex-prefeito) . A pergunta que não quer calar: será que na cidade de Juazeiro e região terá tanto voto para eleger tanto candidato? Prevejo briga de foice…