Informação com credibilidade

“Largano o doce” – a política baiana sem papas na língua e em bom baianês – Especial Eleições – 05/10/2020

Olá turma! O tabuleiro político de soteropolis segue a todo vapor e a cidade já respira eleição. Todo mundo com seu bloco na rua e nós por aqui só filmando… Tudo nosso, nada deles! Vacilou, dançou. Na espinha mole e “largano o doce”! 

Não adianta chorar depois…
Tem presidente de partido em Salvador que ainda não entendeu que mais do que nunca as candidaturas de menor expressão, a chamada rabada, que inclusive normalmente é a maior fatia da chapa proporcional, ficou mais importante ainda com o fim das coligações. Vamos abrir o olho, lideres. Esse grupo de candidaturas bem atendidos e estimulados podem fazer a eleição dos chamados medalhões!!!!! Depois não adianta chorar pelo leite derramado.

Ônus e bônus
A política tem seus ônus e bônus. A matemática sempre causando dificuldade para alguns políticos. O coeficiente eleitoral deixa muita gente “na janela vendo a banda passar”. Os presidentes de partido têm feito a conta dos que, possivelmente, podem alcançar ou contribuir com a quantidade maior de votos que atinja o coeficiente, se esquecendo dos demais candidatos de menos votação, mas que compõe a construção do número de votos que um candidato precisa para se eleger. Ninguém se iluda porque a “boiada cabeceira” sozinha, não faz um plantel. Fica a dica: Prestigiem a todos!!!!! Ninguém subestime a composição de uma construção eleitoral.

Cezar Leite
Falando em leite… Sem nomes fortes, sem fundo partidário e sem tempo de tv e rádio, a candidatura de Cezar Leite parece estar desandando. O pano de fundo da pretensa candidatura do atual vereador está ficando cada vez mais explícito: pontuar em 2020 para sair candidato a deputado federal daqui a dois anos pongado na possível reeleição de Bolsonaro. De quebra sai na frente da latente disputa com o também vereador Aleluia pelo protagonismo na defesa do presidente no estado.

Juazeiro I
A disputa em Juazeiro está acirrada. Em jogo está o gordo orçamento anual de quase 1 bilhão. Se por um lado o atual prefeito, Paulo Bomfim, agora no PT, não quer largar o osso e tem ao seu lado Rui, Wagner, Otto, Leão e cia, no front contrário tem duas candidaturas de oposição que se destacam: Suzana ( PSDB) e Major Anselmo(DEM).

Juazeiro II
Além da disputa local o cenário político do município já deixa desenhado a disputa estadual em 2022. Há quem aposte que o governador e sua turma não deixarão Paulo Bomfim, perder a eleição, uma vez que dos cinco maiores municípios do estado apenas Juazeiro está na base do governo. Por outro lado Suzana que vinha pontuando na frente durante a pré- campanha, vê a candidatura do Coronel fragmentar a oposição em uma disputa que não tem segundo turno. O jogo está pesado no município !

Destaque
A campanha eleitoral está apenas no início, mas em Salvador um ator em particular vem se destacando. Trata-se do vereador e presidente da CMS, Geraldo Júnior. O referido teve papel de destaque na pré-campanha quando articulou e organizou um grupo de partidos que o intitulou com líder. Segundo a “rádio peão”, desta articulação saiu o compromisso do atual prefeito em ajudar a reconduzi-lo à presidência da Casa. Resta o vereador fazer seu dever de casa e renovar seu mandato. Tudo isto dando certo, Geraldinho ficará tranquilo para voos mais altos em 2022.

Afago
Uma fala do presidente nacional do DEM, ACM Neto, chamou à atenção. Pelo menos dos observadores! “ Bruno está muito mais bem preparado do que eu em 2012. Eu vinha do lesgislativo para disputar o executivo, sem esta experiência. Bruno está seis anos à frente de pastas importantes da prefeitura, além de estar vice-prefeito. Conhece como ninguém a cidade e seu problemas e sabe muito bem como soluciona-los !!!”. Vaidoso ao extremo, Neto é pouquíssimo afeito aos chamados “sombras”. Seria esse gesto efeito da experiência e da maturidade política do prefeito? Independentemente do que seja, ponto positivo para ele e sobretudo para o candidato Bruno Reis, que recebeu elogio explícito do seu líder. A afirmação do prefeito é hoje ouvida nos quatro cantos da cidade, nos diversos segmentos da sociedade.

Olívia
O descontentamento dentro da base do governador Rui Costa é cada vez mais explícito. Quem externou a sua insatisfação dessa vez foi a deputada e candidata a prefeita Olívia Santana do PC do B. Presente à plenária do candidato e vereador Rodrigo Coelho (PT), a comunista mostrou que ainda não engoliu a indicação, por parte de Rui Costa, da major Denice Santiago como nome do PT para a sucessão municipal. “Quem quer apoio tem que saber apoiar também”, disparou Olívia.


Coelho
Falando em Coelho, o moço, que tem como padrinho político o deputado estadual Rosemberg Pinto, está bem cotado dentro do Partido dos Trabalhadores para disputar uma das vagas na CMS. Com base na região do Nordeste de Amaralina, o jovem vem se destacando pelo excelente trabalho feito nas redes sociais. É aguardar para ver….


Cris
Outra que promete surpreender é a presidente do PSDB de Salvador, Cristiane. Apadrinhada pelo empresário, ex-deputado federal e candidato à Prefeitura de Mata de São João, João Gualberto, “Cris”, como é chamada, está cotadíssima para assumir uma vaga na CMS a partir de janeiro. A jovem representaria a tão falada renovação dentro da Casa.

PSDB
Ainda falando no PSDB… Sergio Kabrocha é a aposta do deputado estadual para o pleito. Câmara, que já esteve envolvido num quiprocó com a presidente municipal da legenda, Cristiane Correia, teria colocado como questão de honra a eleição do seu apadrinhado…

Bomba de mil
Na Bahia, esse ano, não teve São João, mas, bombas estão prestes a estourar. E, como diziam as crianças de outrora: “É bomba de mil!!!!”. De acordo com “Zé Veneno”, o pavio já foi aceso num órgão que tem incendiado os meios políticos e jurídicos, cuja sigla tem um “G” enorme e temido. Penso que não vai haver casamento na roça, mas dizem que vai ter quadrilha… Ah! O município tem o mesmo nome da festa. Tenho dito!

“Kojak”
Dizem que “Kojak” está de volta, mas não vem, nessa “encarnação” como polícia. Dizem que está do outro lado e pode ter “lavado” roupa suja de gente grande!!! Quem viver verá, que “Kojak” continua metendo bronca na moçada, como dizia aquela marchinha de carnaval.