Por Litercílio Xavier*
Comemorar aniversário é sempre um momento para o(a) aniversariante fazer um retrospecto, também avaliar o presente e projetar o futuro.
Para a terrinha não deveria ser diferente. E quem deveria fazer essa autoavaliação? Os cidadãos, nossos atuais governantes? Sim, todos eles, mas, cada um com o olhar voltado para uma perspectiva.
Sob o olhar do cidadão, em geral busca mensurar a qualidade de vida e bem estar social, oportunidades para sobrevivência e de seus familiares, além do regularconvívio social.
Já sob o olhar de nossos dirigentes a conversa muda de patamar: está nas mãos deles a construção das condições para que nós, cidadãos, tenhamos tudo aquilo que menciono acima: qualidade de vida, bem estar social, convívio fraterno, oportunidades.
Afinal, qual a nossa atual realidade? Lamento desapontá-los, mas, julgo estarmos passando por momentos sombrios pelo que ocorreu na última década, hoje, e mais sombrio ainda são as perspectivas de futuro.
Esplanada hoje é um Município sem qualquer planejamento estratégico, nem a sociedade nem a própria gestão pública (executivo e legislativo) sabem como estamos e onde queremos chegar num curto, médio e longo prazos.
Nosso centenário de Emancipação Política se avizinha e não temos qualquer instrumento que norteie o futuro da cidade: investimentos, infraestrutura, negócios, educação, saúde, esportes, lazer, enfim, nada está planejado para uma execução encadeada pela gestão. Estamos numa verdadeira NAU SEM RUMO. As gestões estão sendo realizadas apenas sob uma ótica: o que se arrecada se gasta sem um olhar indispensável de PLANEJAR o futuro.
Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, frequentemente citado por economistas de negócios escreveu: “ O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisõespresentes”. E é exatamente o que vem acontecendo aqui em Esplanada. Tudo que NÃO vem sendo realizado por quem foi eleito e está sendo pago para realizar vai certamente se refletir e de forma negativa e irreversível num futuro bem próximo.
Parabéns Esplanada, parabéns a todos que escolheram aqui viver, que tenhamos dias melhores, assim espero. Essa decisão sempre estará em nossas mãos.
*Litercílio Mota Xavier, Economista com especialização em: Gestão, Controle e Auditoria de Contas Públicas e Desenvolvimento Regional Sustentável

