Informação com credibilidade

[Opinião] Precisamos falar sobre os distúrbios do sono

Por Dr. José Antonio*

Os distúrbios do sono consistem nas dificuldades relacionadas ao sono. Existem, na literatura, mais de cem distúrbios do sono e do despertar. São eles: insônia, sonolência excessiva, sonambulismo, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e etc. Esses problemas acometem uma parcela significativa da população e são, frequentemente, negligenciados ou desconhecidos.

Um dos mais comuns distúrbios do sono é a insônia, seguida do ronco e da apneia. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de pessoas sofrem de insônia no país. O Hospital Sírio-Libanês de São Paulo apresentou uma estimativa de que entre 30% e 40% dos brasileiros, um dia, vão experimentar problemas de insônia.

A insônia inclui qualquer combinação de dificuldade para adormecer, para permanecer dormindo, o que suscita ausência de sono reparador. Os episódios podem aparecer e desaparecer (transitórios), durar até duas ou três semanas (curto prazo) ou ter longa duração (crônicos).

Já a apneia é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos. Essas pequenas pausas, na entrada de ar, chegam a diminuir a concentração de oxigênio no sangue.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e cerca de 30% da população adulta sofre de apneia do sono.

Os distúrbios do sono provocam alterações do humor, da memória e da capacidade mental, como aprendizado, raciocínio e pensamento, dor de cabeça, assim como, ao longo do tempo, o indivíduo pode tornar-se hipertenso e/ou diabético, suscitando o surgimento da síndrome metabólica, o que poderia gerar o aumento do risco de mortes por cardiopatias.

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária e da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego apontam que dormir ao volante está entre as principais causas de mortes no trânsito.

Enfrento o problema de distúrbios do sono há alguns anos, desenvolvi diabetes por conta disso e já escapei da morte quando peguei no sono ao volante. Por sentir na pele a dificuldade que é viver sem ter sono reparador, como médico, me preocupo com a qualidade do sono de meus pacientes.

Preocupado com a gravidade e o pouco debate sobre o tema que afeta tantas pessoas, apresentei um Projeto de Lei (nº 67/2021), na Câmara Municipal de Salvador, com o objetivo de instituir, em nosso município, a “Semana de Conscientização dos Distúrbios do Sono”, com o objetivo de promover a sensibilização sobre os distúrbios do sono e os impactos negativos exercidos sobre a vida das pessoas e a sociedade.

*Dr. José Antônio (PTB) é médico e vereador de Salvador.