Informação com credibilidade

Projeto “Região de Trânsito Calmo (RTC)” foi apresentado nesta terça (8) pela prefeitura

Promovido pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o Região de Trânsito Calmo (RTC) terá a Pituba como localidade-piloto. Os detalhes foram apresentados na noite desta terça-feira (8) pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Transalvador, Fabrizzio Muller, em cerimônia realizada na Rua Ceará. O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Bruno Reis, também marcou presença.

O RTC consiste em intervenções de engenharia viária envolvendo a redução na velocidade de veículos a fim de aumentar a segurança de pedestres e ciclistas. As intervenções estão relacionadas dois grandes propósitos: melhoria na fluidez do tráfego e garantia da proteção para pedestres, condutores e ciclistas. O Trânsito Calmo já é empregado em diversos países,  a exemplo da Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Holanda, além do Reino Unido, onde foi desenvolvido. 

De acordo com o prefeito as ações promovidas pela administração municipal na área de trânsito têm o intuito de preservar vidas. “Está sendo feito esse projeto em toda essa região da Pituba, que terá mais de dez ruas inteiramente remodeladas e limitação do trânsito em 40km/h, valorizando principalmente o pedestre. Além das mudanças viárias, também são destaques no projeto a valorização do paisagismo, acessibilidade, sinalização, alargamento de passeios e o aumento da malha cicloviária”, ressaltou Neto.

“A Pituba vem passando por uma requalificação em seus espaços públicos e isso traz as pessoas para a rua, e para trazer as pessoas para a rua a gente precisa dar segurança. Segurança ao pedestre, ao ciclista e ao veículo que passa. Há alguns pontos críticos e crônicos, que, ao longo do tempo, a gente já vem avaliando. Esse conceito foi introduzido a partir do Reino Unido e já é consolidado e utilizado em diversas cidades ao redor do mundo”, explicou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller .

Nos últimos dois anos, foram registradas 93 vítimas de acidente na Pituba, com duas mortes. De acordo um estudo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 65.160 pessoas moram na Pituba, sendo este o terceiro bairro mais populoso de Salvador, ficando atrás apenas de Brotas e Itapuã. Só para se ter uma ideia, na Av. Manoel Dias da Silva, a principal da região, passam cerca de 27 mil veículos por dia.